13 de agosto de 2008

Michael Phelps X Eduardo Santos

O Jornal Nacional trouxe uma reflexão (que milagre!) referente aos dois atletas, Michael Phelps e Eduardo Santos, nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, que até então não tinha parado pra refletir.

Michael Phelps, nadador norte americano, se tornou o maior vencedor de toda a história dos jogos olímpicos com 11 medalhas de ouro e recordista em todas as provas que disputou, chegando a ser comparado com o Super Man e respondido pelo mesmo aos jornalistas de que não é imbatível.

Porém, já foram feitos estudos para saber porque ele sempre ganha e chega a manter uma distância de um corpo inteiro na frente dos adversários. Biologicamente ele possui o biotipo físico perfeito para natação. É longilíneo, seu corpo chega a mais de 2 metros de envergadura do tronco chegando a ser maior que o das pernas e seus pés são 15 vezes mais flexíveis que dos outros nadadores. Isso fora o treinamento, condicionamento físico para as competições, patrocínio e investimento do país.

Do outro lado temos o judoca brasileiro, Eduardo Santos, que disputou as olimpíadas mas não tinha condições financeiras para pagar o exame de mudança da faixa marrom para a preta no valor de quinhentos reais. Ao obter vaga na seleção olímpica brasileira, a Federação Paulista de Judô concedeu isenção da taxa e a Confederação Brasileira de Judô lhe proporcionou o passaporte e outras condições para competir nas olimpíadas.

Eduardo Santos é a representação de um povo que trabalha, ganha salário mínimo, negro e pobre, mas que luta pelos seus objetivos e não perde a força de viver, se emocionar e sonhar.

Diante disso..
quem é realmente o grande vencedor?

Nenhum comentário: