13 de abril de 2009

À procura de apartamento

Ter seu imóvel próprio, creio que seja um desejo da maioria das pessoas. Ter algo que é seu, e não precisar pagar aluguel (que é um saco!). Além disso, se você não economizou sua grana, ou não tem condições financeiras nenhuma de financiar seu apartamento, não tem outra saída. O jeito é alugar.

Mas pra quem vai comprar seu apartamento, financiado ou não, segue algumas dicas:

* Não vá achando que vai encontrar de cara o apartamento dos seus sonhos porque isso não existe, só se for uma tremenda sorte, daquelas quando se ganha milhões na loteria sozinho. O lema é "persistência". E não desanimar jamais.
* Olhe toda semana, e se possível diariamente, os classificados dos jornais.
* Vá pessoalmente em todos os imóveis e não deixe esse serviço só para o corretor, caso você tenha um. Só você pra saber suas reais necessidades.
* Tire um dia inteiro e aproveite para visitar vários no mesmo dia. Combine o horário da visita dos imóveis com um espaço de pelo menos trinta minutos entre cada um.
* Visite bastante apartamentos para que possa compará-los, no mínimo uns dez. Mas pelo menos uns quinze ou vinte. Assim, você poderá ver a estrutura, localização, se tem pontos comerciais como banco, supermercado, fármacias por perto (caso tenha interesse). Além de procurar saber sobre a documentação do apartamento.
* Observe bastante pra ver se tem vasamento, cano enferrujado, se tem problemas na estrutura, se gastará muito caso precise ou queira reformar.
* Caso ache necessário, observe quais pontos da casa é nascente ou poente. Ninguém quer morar num lugar onde a maior parte da casa é um forno.
* Procure saber sobre a vizinhança, e se há problemas como dívidas dos outros condônimos.
* Decidiu? Não aja por impulso. Ouça opiniões de seus familiares e um profissional, pode ser um arquiteto ou corretor, para tomar a decisão certa. De qualquer forma, a sua é a que vale no final.

Afinal, a casa será sua.

Um comentário:

Tati Reuter disse...

Florzinha,
Muitas mudanças, hein?! Chegou o momento em que minhas comadres se casam... estou ficando tensa. Já tem previsão para babies? Me conte tudo! Me manda um e-mail, Neiloca, de fofoquinhas, que nunca dá pra saber tudo em comentários de blog :P tatireuter@gmail.com

Besos!!