7 de dezembro de 2008

O ato de ajudar

Estava pensando sobre a importância do otimismo, da positividade, do ato de ajudar o outro, de enxergar o lado bom das coisas, mesmo que aparentemente elas não pareçam ser. Isso me veio a mente, a partir do que observo, de pessoas, de acontecimentos pessoais ou com outros.

visto na imprensa televisiva, jornais e na internet sobre a enchente que assolou o estado de Santa Catarina. Milheres de pessoas ficaram desabrigadas e outras centenas faleceram. Todo o país se comoveu e as pessoas se dispuseram a ajudar da forma que podiam, seja doando um espaço para abrigar as famílias, através de doações financeiras ou mesmo ajudando com o próprio trabalho físico. Qualquer ajuda é bem vinda!

Vi no telejornal, a fala de um senhor em que agradecia ao país inteiro pela ajuda e isso me sensibilizou. Lágrimas me vieram aos olhos e escorreram pela face. Me emocionei porque apesar de ter perdido tudo, e provavelmente dele estar sofrendo com isso, ele enxergou o lado positivo de que irá superar as dificuldades e teve humildade para agradecer publicamente.

Fiquei refletindo por que as pessoas reclamam tanto da vida. Reclamamos porque o bujão de gás acabou, porque a faxineira não veio, porque perdemos o ônibus, porque esperamos demais do outro, porque queremos que ajam da forma que acreditamos que seja o correto. Tão pequeno isso não é? Somos felizes e não sabemos! Não enxergamos que temos tantas chances de sermos felizes e nos pegamos a coisas tão banais.

Quando virarmos pó não levaremos nada dessa vida! A única coisa que me deixa triste é ver que que nos predispomos a ajudar nos momentos de extrema necessidade. Se nós ajudássemos aos outros mais frequentemente e naturalmente, o mundo seria outro. Nem sempre estamos dispostos a nos deixar de lado, nos anularmos, para ajudar aquele que necessita mais naquele momento. O ato de ajudar sem esperar nada em troca, é um desenvolvimento espiritual para raríssimas almas evoluídas. Esse pra mim, é o nosso desafio na Terra!

Nenhum comentário: