5 de março de 2008

Uma comparação entre o Contato Improvisação e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: um universo de possibilidades

Assim que iniciei a prática do Contato Improvisação, conseqüentemente, comecei a fazer relações da dança com a vida, minha vida especificamente; desenvolvendo uma consciência psicológica, emocional, física e corporal do meu "estar" no mundo. A forma de relacionamento comigo mesma, com o outro, e com tudo à minha volta. Comecei a criar relações espaciais entre mim e os objetos. Enxergá-los de modo diferente, brincar com eles. Observar as pessoas levemente, com um olhar de criança quando conhece algo novo.

Além disso, teci relações até com o meu universo de trabalho, comparando a dança com a minha profissão. Como pedagoga; estudo, pesquiso e trabalho a inter-relação entre educação, comunicação e tecnologias contemporâneas. Referindo-se a pedagogia crítica, uma proposta pedagógica atual está centrada no aluno, no seu processo cognitivo de aprendizagem, e não mais no professor como detentor do “saber”. Paulo Freire [1] propondo a Pedagogia da Libertação, critica essa concepção denominando-a de “educação bancária”, onde o aluno está definido como um ser que não sabe nada, uma “tábula rasa”, e o professor ao ensinar, estaria depositando o conhecimento para esse ser passivo. Para ele, uma atitude pedagógica crítica está contextualizada com o universo do aluno, sua realidade social, respeitando suas potencialidades e proporcionando possibilidades em que ele possa desenvolver-se com autonomia, ou seja, um sujeito ativo, crítico e consciente do seu papel no mundo.

Atualmente, com o advento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) à educação; no universo da cibercultura, todos são seres potenciais, em potencialidade. Nessa perspectiva, qualquer pessoa tem capacidade de produzir o conhecimento, de ser emissor e receptor ao mesmo tempo. Com isso, o professor deixa de ser o centro do “saber”, mas um mediador nesse processo, orientando e permeando relações interdisciplinares para que o “aprendente” construa seu próprio caminho do conhecimento.

Autores como Pierre Lèvy [2] e Marco Silva [3] definem características de organização da informação no espaço virtual. Dentre elas estão: hipertextualidade, interatividade, metamorfose, heterogeneidade, mobilidade de centros, exterioridade, multiplicidade de encaixes, topologia, dentre outros elementos.

A hipertextualidade, como o próprio conceito já traz, é um grande texto na rede virtual. Um conjunto de nós que se interligam em que a pessoa vai construindo seu caminho de forma não-linear, sem ter um fim definido.

“O hipertexto é a quebra de uma cultura linear que impunha apenas um único ponto de vista, é a quebra dos monologismos e a possibilidade de construção de uma relação polifônica, na qual diversos protagonistas tem a oportunidade de expressar o seu ponto de vista. O hipertexto é uma grande teia de relações no qual qualquer ponto, é um possível início em um grande caminho cheio de possibilidades de escolhas, no qual você pode ter acesso a um universo de possibilidades, não só textuais como em outras formas e expressões”. (P.P.A)

A interatividade, não é somente a relação do homem com a máquina, mas a dinâmica do processo entre ele e outros. É a possibilidade que todos tem de construir e modificar o que está exposto, dando acessibilidade para que outros possam vê-lo e reconstruí-lo na internet.

“Na era da interatividade ocorre a transição da lógica da distribuição (transmissão) para a lógica da comunicação (interatividade). Isto significa modificação radical no esquema clássico da informação baseado na ligação unilateral emissor-mensagem-receptor.O emissor não emite mais no sentido que se entende habitualmente, uma mensagem fechada, ele oferece um leque de elementos e possibilidades à manipulação do receptor. A mensagem não é mais “emitida”, não é mais um mundo fechado, paralisado, imutável, intocável, sagrado, ela é um mundo aberto, modificável na medida que responde às solicitações daquele que a consulta. O receptor não está mais em posição de recepção clássica, ele é convidado à livre criação e a mensagem ganha sentido sob sua intervenção." (SILVA, Marco)

O princípio da metamorfose explicita a idéia de que essa rede de significações que constitui o conhecimento está em constante transformação. A heterogeneidade se caracteriza pela diversidade de pessoas envolvidas nesse processo quanto as formas de linguagens, podendo estar dispostas em palavras, sons, imagens, em diversos modelos e multimídias. A mobilidade de centros é a dinâmica da informação. Ela não se encontra centralizada, mas ramificada em nós que vão construindo outros mapas e paisagens. A exterioridade significa que a rede não tem um motor interno, mas ela cresce dependente do ato externo, na adição de novos elementos que irão alimentá-la. A multiplicidade de encaixes são os nós e conexões que ligam uma rede entre si e a outras, formando pontes de informações, criando mobilidade e possibilidade de ir e voltar, ou continuar tecendo outros nós. A topologia são os caminhos que ligam as informações, os links que levam um caminho a outro.

O contato improvisação se caracteriza pelos mesmos elementos que definem o universo da cibercultura. Ele é hipertextual porque possui um universo de possibilidades a qualquer movimento que poderá surgir. Interativo na relação com o outro, sendo que qualquer um dos praticantes pode ser o emissor da mensagem, o receptor ou ambos. A metamorfose se materializa pela transformação constante dos movimentos da dança. A heterogeneidade é a diversidade de pessoas envolvidas, os universos particulares de cada um que formam um todo, os ritmos diferentes e os corpos diferentes. A mobilidade de centros mostra que a cada momento, o ponto (centro) de equilíbrio pode ser mudado de um para o outro praticante constantemente. A exterioridade se concretiza pela beleza da dança a cada movimento que vai sendo adicionado ao ato. A multiplicidade de encaixes são as possibilidades da prática em conjunto, podendo ser praticado entre mais de duas pessoas. A topologia é navegabilidade, a troca de pares, os caminhos que levam um ao outro.

Agora porquê trouxe essas definições para comparar o Contato Improvisação à NTIC`s? Na tentativa de poder embasar teoricamente que esses princípios acadêmicos podem ser intencionalmente associados à prática do contato improvisação. O ato de praticar o contato improvisação está imbuído de uma atitude pedagógica, pelo universo de possibilidades, de criatividade, de diversidade, de conceitos indefinidos, de não modelagem mas de improvisos, possibilitando a autonomia do praticante, e acima de tudo, democrático, pois todos os envolvidos estão posicionados em igualdade.



[1] Educador, criou o método de alfabetização de “leitura do mundo” e escrita contextualizada, com o intuito de conscientizar e capacitar o oprimido para a libertação, sendo referência na educação de jovens e adultos. Autor de Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança, A importância do ato de ler, Educação como prática da liberdade, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários á prática educativa, entre outros.

[2] Filósofo e referência mundial no que diz respeito a relação entre educação e as novas tecnologias da informação e comunicação. Autor de “ As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática”, “A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço”, entre outros.

[3] Sociólogo, professor da UERJ e UNESA. Autor de “Sala de aula interativa”, “Educação online” e “Avaliação online”.

Um comentário:

Fausto Mattos disse...

Muito bom o seu texto. Gostei muito.