28 de maio de 2008

Ai ai..o amor..

_ Você me ama?

_ Claro que te amo. Por que a dúvida?

_ Num sei..só pra saber..Tem certeza?

_ Tenho.

_ É porque eu te amo tanto que não cabe só em mim..eu não sei explicar..só sei sentir..

_ Ow meu anjo, eu também te amo tanto, sou feliz com você e quero estar só com você. Não fosse por isso, não estaria com você. Se não amasse, não iria querer construir um futuro juntos. Esqueça o que os outros pensam ou sentem, o que importa é o que eu sinto. Amo e pronto. Acredite em mim.

E ela acreditou..
Ai ai..o amor..

Lia

Lia têm 10 anos, olhos verdes, cabelos cacheados e dourados do sol. Menina de olhar vivo e doce. Tem uma ansiedade natural da idade. É diferente das outras colegas, pois "ela só quer, só pensa em namorar". Sabe de todas as bandas Emo americanas da atualidade, fica ligada nos carinhas, como cantam, nas guitarras, baixos, em como se vestem e sabe todas as músicas. Quanto está no computador, vive ouvindo suas músicas e vídeoclipes no youtube. Seus olhos brilham aos vê-los. Essa é daquelas que vai namorar logo, e quando começar a frequentar os shows de rock, vai ficar no gargarejo só ligada nos carinhas da banda ou no vocalista, porque seu sonho é namorar um. Quando faz atividade na escola, consegue dar conta de tudo ao mesmo tempo na sua forma elétrica de ser.
Com ela, não tem tempo ruim.

Peter

Peter é desinibido, inteligente e comunicativo. Se movimenta e pensa rapidamente. Sabe tudo de internet. Fala e escreve bem. Habbo é o jogo sensação da turma e ele comanda os colegas:
_ Peter, como faço pra entrar no quarto?
_ Peter, como arranjo emprego?
Peter:
_Ô véi, vocês num sabem de nada. Péra que eu ajudo.
No jogo, futebol é a sua paixão. No baba, machucou o dedo e partiu a unha. Pensou que poderia atrapalhar seu campeonato de Karatê. Então seu professor disse:
_Que bobagem! Você é bom nisso! Se acalme, leve fé em você rapaz que tudo vai dar certo.
Não é que ele levou o bronze!
Esse é o garoto!
E pelo jeito, não é só o futebol que é a sua praia.

Maria Gabriela

À minha amiga Gabi

Maria Gabriela
entre tantas Marias
essa é a Gabriela
não a do Cravo e Canela
mas tão bela quanto ela
na morenice e formosura
de dar inveja às Alices e Clarices
e provocar nos homens usura.

Papo de homem

Dois homens trocando uma idéia sobre videogame Futebol Clube e uma mulher ouvindo. Detalhe: a mulher era eu.
_ Rapaz você joga o Winning Eleven 9 Pro Evolution 5?
Hã???? Eu não entendia nadaaaa do que ele tava falando. Era o game mais atual só que com ligas dos clubes da Europa.
_ Cara eu tô viciado, minha namorada fica pirada porque eu vou pra casa dela, fico jogando o dia todo e ainda tem os caras, os irmãos dela e os primos. A gente faz campeonato e as porra..briga, xinga, grita..sai de tudo.
_ É..a minha que o diga..
_ Elas não entendem porque a gente gosta de jogar videogame, bater um babinha, tomar uma com os caras..Então eles perguntaram pra mim.
_ A gente não vê as mulheres fazendo nada e só se reunem pra falar da gente, de roupa..essas coisas..Por quê vocês são assim?
_ Admito que vocês são aliados, sabem se divertir juntos e se divertem com qualquer coisa. Tenho até inveja! Se for o caso, se defendem até debaixo da lama. Dou o braço a torcer e acho que as mulheres deveriam ser assim, aliás, acho que entendem. Também futebol é uma paixão nacional e vocês são viciados! E vocês perdem um tempão só jogando enquanto a gente se preocupa com outras coisas. Mulher gosta de sair pra tomar uma só com as amigas também. Só não é viciada em jogo. Acho que cada um tem o seu espaço e deve-se respeitar isso, como gosto de bater um papo com minhas amigas e homem não necessariamente tem que tá no meio. A maioria das que conheço, costumam gostar de dança, ou qualquer outro tipo de arte ou exercício, mas não se esporte. Conheço poucas que fazem. Nosso vício é o carteado heee! Se deixar, vira a noite.
_ Minha namorada não gosta dos jogos porque acha difícil, eu até baixei uns joguinhos mais simples pra jogar com ela..Bomberman, Street Fighter..
_ A minha gosta de tiro hahahaha! Taí, vou baixar um desse!
É..por que não jogar com eles? Ou levá-los a fazer o que gostamos também?
Agora, meu namorado joga um carteado lá em casa, quando me reúno com minhas amigas e eu jogo bomberman com ele. Qualquer dia desses, vamos lá no Playland só pra dar tiro e olhe que já dei tiro de verdade também hein!
Hahahahahahaha!

TPM

Esse negócio de TPM..
Um dia chora, no outro tá tudo beleza, ri e perde a paciência, fica deprê ou dá um tesão da porra! Se fala uma coisa ninguém entende, se não fala também, ou a gente entende tudo errado. Um dia quer colo, no outro quer abraçar o mundo. É um turbilhão de emoções e sensações..
A denominação deveria ser: Tudo Pra Merda!

27 de maio de 2008

Cantigas

Lá na escola temos cantado por estes dias. Uma vez na semana temos encontro dos professores e a há um mês estamos com uma professora de canto e musicoterapeuta realizando um trabalho prazeroso conosco. A proposta é trabalhar a voz através de exercícios vocais, cantigas de roda e de ninar.

Percebi como é bom cantar, faz tão bem pra alma! Mesmo que eu não tenha voz adequada para tal arte, cada um pode cantar da sua forma, descobrir qual a sua voz, o seu timbre. Nos nossos exercícios, vimos a potencialidade da voz e a mesma como identidade. Voz é igual impressão digital. Não existe uma igual a outra. Descobrimos também como é importante ouvir, escutar a voz do outro, trazer lembranças de sons de toda uma experiência vivida, da infância, da natureza, dos instrumentos e do cotidiano. Realizamos atividades de cantar a sós e em conjunto, e como soa lindo a singularidade e a união em coro, principalmente.

Como professora, sei que a voz é meu principal instrumento de trabalho e por tal motivo, ela necessita de cuidados fonoaudiológicos, assim como outros colegas que já possuem uma voz cansada, desgastada no exercício da profissão, sendo que este não é o meu caso. Nasci com voz rouca de natureza, mesmo sabendo que não é o natural, descoberta há um tempo atrás. Já escutei minha voz como ela é e a perdi novamente. Fica a responsabilidade então de recuperá-la!

Por fim, deixo dois trechos para quem quiser cantar: Zabelê e Rosa Amarela.
Deliciem-se e cantarolem por aí..

"Minha sabiá, minha zabelê
toda meia noite eu sonho com você
se você duvida, eu vou sonhar pra você ver"

"Olha a rosa amarela, rosa
tão formosa, tão bela, rosa
olha a rosa amarela, rosa
tão formosa e tão bela, rosa
Ia-iá meu lenço, ô Ia-iá
para me enxugar, ô Ia-iá
essa despedida, ô Ia-iá
já me faz chorar, ô Ia-iá"

26 de maio de 2008

2008

O ano de 2007, foi de mudanças, quebras, rupturas, padrões, conceitos, e comportamentos mudaram. Fechamento de ciclos para mim e para muita gente. Já 2008, astrologicamente ano nº 1 na soma, significa um recomeço, um novo ciclo de vida, ano de renascimento, crescimento pessoal, interior, a reconstrução de uma identidade. Assim me sinto. Este ano está sendo uma renovação, de mudanças positivas pra mim e minha família. Um ano de colheita do que se plantou. O azar dos sete anos do espelho que se quebrou passou. Este, é um ano de alegrias, conquistas pessoais, profissionais e de felicidades.

Só tenho a agradecer aos santos, anjos e orixás.
Obrigada Deus

Que assim seja para todos!


21 de maio de 2008

Socorro à comunidade indígena

Hoje saiu uma reportagem nos jornais e na net de um engenheiro da Eletrobrás, que foi agredido pelos índios caiapós num evento em Altamira, no Pará. O engenheiro foi convidado para apresentar estudos sobre o aproveitamento hidrelétrico na construção da usina de Belo Monte, sendo que os índios estão contra na construção de barragens na região do Xingu. No mesmo dia, sai outra reportagem sobre dois índios da reserva Araribá, em Avaí, interior de São Paulo que estavam mantendo quatro pessoas reféns, funcionários da Funai e soltaram um refém porque estaria com febre e precisou ser levado ao hospital. O protesto se refere a uma reivindicação da nomeação de outro indígena para assumir a diretoria do escritório da Funai em Bauru.

Depois de tantos anos agredidos, massacrados e escravizados, a comunidade indígena ainda sofre com o preconceito e a discriminação social e o descaso por parte do governo.

Eles somos nós!
Até quando Deus?



8 de maio de 2008

Tempo

Interessante o tempo. O tempo de sol. Tempo de chuva. De um passado. Do presente. E do que virá. Tempo de crescer. De uma gestação. De uma flor se abrir. Da fruta amadurecer. Tempo tem a ver com ritmo. Com velocidade. Tempo da musica. Do silêncio das palavras. Da velocidade delas. Tempo de uma ação. Reação. De ouvir. De esperar. Maturar. De pensar. De entender. De assimilar. De aprender. De esquecer. De passar. De andar. De correr. De respirar. De estar só. De estar junto. Tempo de uma piada. De um sorriso. De um choro. De um pedido. De uma desculpa. De um abraço. De um beijo. De uma atenção. De uma reclamação. De uma pausa. De ver o tempo passar.

A sociedade nos cobra um tempo de rapidez. No interior é mais lento. Diz o ditado: "a pressa é inimiga da perfeição". Se perdemos o tempo, já era, passou. Às vezes dá tempo de alcançar. Às vezes não. Às vezes é necessário agir com pressa. Às vezes não. Outro ditado: "a chance só tem cabelo na frente, depois que ela passa, não se pode pegar". Talvez essa chance. Mas sempre há tempo para uma nova chance. Acredito eu. Mesmo que ela apareça de outra forma. No entanto, cada um tem seu tempo. E há de se respeitar isso. Se não, cada qual que faça seu tempo.

Um dia uma pessoa me falou: _ Você precisa descobrir o seu tempo. Hoje sei.
E você sabe qual é o seu?


"tempo tempo tempo tempo
compositor de destinos
tambor de todos os rítmos
tempo tempo tempo tempo
és um dos deuses mais lindos"

Felicidade

Hoje eu sou a mulher mais feliz do mundooooooooooooooooooooo!

7 de maio de 2008

CQC



Alguém já viu o CQC custe o que custar? É o novo programa da bandeirantes que vai ao ar às segundas a partir das 22:15. Não quero aqui fazer merchandising da band, até porque essa e outras TVs deixam muito e/ou quase tudo a desejar no quesito qualidade e programação, não merecem tal propaganda da minha parte e se isso ocorresse, dependeria e muito do que estaria sendo proposto. Neste caso, o programa e não o dinheiro ganho com isso.

Não sou hipócrita, mas sou mais feliz ganhando menos com algo em que acredito, em que posso transformar e contribuir, do que mais com o que só faz fortalecer a "massa" da conformidade, da ignorância apática, que não tem sede de busca, e quem nem sabe disso.

Não sou jornalista e não tenho formação nem competência para uma análise teórica a respeito desse e de outros programas televisivos. Falo como público e consumidora com o mesmo direito que os mesmos têm de entrar nas casas e fazer parte da rotina diária como parte integrante das famílias.

O programa CQC é encabeçado por Marcelo Tas - aquele que comandou o Vitrine na TV Cultura e era o professor Tibúrcio no programa infantil Rá-Tim-Bum. Seu jargão utilizado ficou famoso e a maioria dos adultos hoje, crianças na época, conhecem a frase: _Porque sim não é resposta!

Durante esses anos pude acompanhá-lo, não diariamente, mas sempre que podia, e Marcelo (que intimidade!) sempre se prôpos a fazer um trabalho de qualidade, jornalístico, educativo, crítico, com dinamismo, inteligência e humor. Assim como minha amiga Rozane Suzart, admiro o trabalho deste profissional e sou uma fã!

Voltando ao proposto, o programa CQC, tem um estilo de humor sarcástico, onde os jovens repórteres sempre vestidos de preto (como no filme MIB - homens de preto) entrevistam artistas, políticos, personalidades e o público em geral, mas o alvo maior mesmo são os políticos, que recebem uma bateria de perguntas daquelas que todo mundo tem vontade de fazer e que nunca vai ao ar. Trazem informações jornalísticas e do meio político que não são apresentadas em qualquer outro programa televisivo, principalmente nos jornais. O programa Pânico na Tv tem uma linha de humor parecida, só que fazem isso com os artistas.

Dou a mão a palmatória e parabenizo a Tv Bandeirantes que se propôs a trazer o Marcelo Tas de volta. Mesmo com toda a proposta de um jornalismo crítico, percebe-se nas chamadas do programa entre os comerciais a propaganda da Skol, o que concluo que deve patrocinar o programa. Ingenuidade minha pensar que um programa, hoje em dia, só se sustentaria pela audiência, boa vontade e qualidade.

Enfim, em meio a tanto "Creu", "Dança do quadrado", "chupa que é de uva e senta que é de menta", algo de confortável à nossa visão e audição aparece.
Espero que esse, dure mais um pouco para que possamos ter o prazer de ligar a Tv.
Vale a pena conferir!

Troca-nomes

São tantos nomes parecidos dos meus alunos que fica difícil gravar todos e acabo me confundindo. Maria Clara, Ana Clara, Maria Beatriz, Ana Beatriz, Maria Júlia, Ana Júlia, Ana Carolina, Carolina, Carol, João Artur, João Francisco, João, Artur, Francisco, João Gabriel, Gabriel, Vitor, João Vitor, Leo isso, Leo aquilo..

Gosto dos diferentes e acabam soando mais fácil aos ouvidos. Dá mais identidade. Alí é o Kian, o Amon, a Djey, Airi, Maya, Aruã, Natan, Anita, Úrsula, Ananda, Maitê, Ianô, Yalin..

É por essas e outras que se um dia tiver filho, vai ter nome diferente.