8 de dezembro de 2008

A mágica do dia-a-dia

O educar no dia-a-dia requer dos profissionais de educação uma arte. Como tenho paixão pelas palavras, então sempre trabalho como meus alunos literatura, minicontos, prosa, poesias, parlendas, trava-línguas. Proporcionar-lhes enxergar beleza nas palavras é simplesmente mágico. Recordo-me agora de uma prosa que li pros meus alunos da primeira série logo no primeiro horário da manhã. Essa turma é bastante inquieta, então pensei em fazer algo diferente para concentrá-los.

No primeiro momento da aula, costumamos sentar em roda para conversar e iniciar as orientações das atividades. Neste dia, fui super-mega-hiper-ultra-power-advanced preparada hahahaha!. Decorei a prosa, levei papeizinhos coloridos recortados e incenso de canela. Ao fazermos a roda, quando eles já estavam calmos, peguei a caixinha com os papaizinhos, acendi o incenso e comecei a recitar:

"De manhã bem cedinho
o sol já está espreguiçando
Clara, a bruxinha começa o dia cantando:

pétalas de rosas
essência de jasmim
um dia lindo e perfumado
para todos e pra mim

sai correndo pra cozinha
saltitante e faceira
vai preparando seu lanchinho
pega o pão e a chaleira

folhas de capim-cidreira
e uma pitada de canela,
um pãozinho bem quentinho
com presunto e mussarela

e assim começa o dia
na floresta encantada
sei que você não acredita
pois parece uma piada

Clara é uma bruxinha
repleta de bondade
essa é a mágica do dia-a-dia:
coisas simples com alegria
enchem o mundo de felicidade!
(A mágica do dia-a-dia - Diana Pilatti)

Enquanto eu ía recitando, fui jogando os papeizinhos ao redor deles e incensando pelo ar. Ficaram encantadíssimos! Resultado: eles adoraram e sempre pediam pra eu ler alguma história, ou recitar.

Esta prosa está no site www.usinadaspalavras.com . Vejam lá! Bem interessante!

Nenhum comentário: