8 de dezembro de 2008

Nossa Senhora da Conceição

Hoje, dia 8 de dezembro, comemora-se o dia de Nossa Senhora da Conceição no catolicismo. No camdomblé, Oxum. Todos os anos, fiéis saem em procissão da Igreja da Conceição da Praia, localizada no Comércio para homenagear a padroeira da Bahia.

Pra mim tem uma relação especial. Fui concebida nesta data (concebida do ato de ser gerada e não nascida). Já levei flores para homenageá-la e agradecê-la. Mas com a forte chuva que nasceu o dia, este ano não fiz. Então, hoje, por respeito, mesmo não sendo praticante católica (atualmente), nem do camdomblé, mesmo assim, oro e canto para ela.

Prece a Oxum

Canto sereno que assobia, nos regatos lagos e cachoeiras. Senhora faceira de beleza e ternura. Protetora das crianças e de todos os que necessitam de tua graça. Mamãe Oxum, Deusa formosa dos rios. A Mãe das Águas Doces, acolhe-nos em teu seio, proporciona-nos paz e alegria. Saravá Mamãe Oxum! Ora Iê Ie!

É D'oxum

Nessa cidade todo mundo é d'oxum
Homem, menino, menina mulher
Toda essa gente irradia a magia
Presente na Agua doce
Presente na agua salgada
e toda cidade brilha
Presente na Agua doce
Presente na agua salgada
e toda cidade brilha
Seja tenente ou filho de pescador
Ou importante desembargador
Se dar presente é tudo uma coisa só
A força que mora n'agua
Nao faz destinçao de cor
E toda cidade é d'oxum
A força que mora n'agua
Nao faz destinçao de cor
E toda cidade é d'oxum
É d'oxum, é d'oxum ô, é d'oxum
Eu vou navegar
Eu vou navegar
nas ondas do mar eu vou navegar,
eu vou navegar
Eu vou navegar
nas ondas do mar eu vou navegar, é d'oxum

3 comentários:

Tati Reuter disse...

ei... hoje é aniver de meu primo Daniel também... (não sei bem porque eu disse isso...). No natal to por aí. :P

Rozane disse...

qyero posts novos!!! :) bjsss

Rozane disse...

vc sumiu menina!!! kd vc!!!! beijão!!! ahhh já sei...cuidando dos preparativos da vida de casada! kkkkkkkkkkkk